Escadaria Selarón

A Escadaria Selaron liga o Largo da Lapa à parte do bairro de Santa Teresa próxima ao convento de mesmo nome. Decorada com inúmeros azulejos por um artista plástico, se tornou um ponto turístico do Rio de Janeiro atraindo inúmeros visitantes. A foto animada mostrada acima, mostra os painéis feitos com azulejos de várias partes do Brasil e do Mundo.
Como é a escadaria e porque visitar
A escaria é na verdade uma rua de acesso ao bairro de Santa Teresa, chamada Rua Manuel Carneiro, com casas de ambos os lados, rua esta tão inclinada que somente é possível a circulação de pedestres.
O trabalho artístico de revestimento de uma escadaria totalmente sem atrativos, foi feito por um artista plastico chileno, radicado no Brasil de longa data.
O artista que era pintor e ceramista, morava e tinha seu atelier ou studio na mesma ladeira da escadaria.
Jorge Selaron, este era seu nome, mudou-se para o local por volta de 1990, e também por volta de 1994 decidiu fixar azulejos nos degrais da escada, mais precisamente nos "espelhos" ou parte vertical ou perpendicalar aos patamares dos degraus.
Além dos degrais, Selaron revestiu também várias muretas e muros de casas que se estendem ao longo da escada, assim com rampas muito inclinadas que existem em vários pontos da ingreme ladeira.
Algumas banheiras antigas também foram colocadas em alguns pontos da escadaria, sendo que estas servem como canteiros de plantas.
Azulejos da escadaria Selaron
Os azulejos usado por Selaron, eram mesclados segundo o que parece ser uma espécie de "fluxo de consciência", ou seja, da forma como vem à mente no momento. Entretanto algumas partes apresentam composições com colocação de peças em simetria e em sequência.
Os azulejos, tanto os comuns nacionais, como alguns decorados ou com pintura artística, feitos por artistas brasileiros ou adquiridos em outros paises eram doados à Selarom pelos entusiastas de seu trabalho. Deste modo, ao percorrer os degrais, pode-se ver uma vasta gama de azulejos com os mais diversos motivos, não somente nos espelhos das escadas como também nos paineis afixados nas muretas e muros das casas.
R. Joaquim Silva, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20241-110