AquaRio Aquário Marinho do Rio de Janeiro

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio – abre as portas em uma área de 26 mil m², com cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada; o maior do Brasil e da América do Sul. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos.

A maior atração é o Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, onde o público tem a chance de atravessar o tanque através de um túnel subáquatico, além de poder viver a experiência de mergulhar com peixes, raias e os temidos tubarões. O local também será palco da atividade Dormindo no Aquário, destinada às crianças – a partir dos seis anos – que quiserem passar a noite nas profundezas do AquaRio. Outro atrativo são os chamados tanques de toque, que oferecem uma oportunidade única de se aproximar ainda mais dos seres aquáticos e encostar em raias e tubarões. Os demais recintos hospedam espécies como peixe-cirurgião, garoupa, badejo, tubarão-gato, peixe-leão, tubarão-bambu, moréias, tubarão galha branca de recife, entre outras.

O Aquário Virtual abriga os peixes criados pelos visitantes por meio de tecnologias inovadoras que permitem a personalização do ser – espécie, cor, tamanho e nome – e a interação do mesmo através de telas digitais espalhadas desde o início do percurso, com direito a boas-vindas. O Museu de Ciência conta com exposições permanentes e temporárias sobre assuntos relacionados ao ambiente marinho e aquático. Já o Museu do Surf apresenta a trajetória do esporte no Brasil. Haverá ainda uma visita aos bastidores para quem quiser ir além e conhecer toda a estrutura do AquaRio e o seu funcionamento.


Via Binário do porto, 194 - Gambôa - Praça Muhammad Ali, Rio de Janeiro - RJ, 20220-360